Devido a ter instalado a ignição eletronica modulo hall no fusca e tido problemas com a bobina andei pesquisando mais sobre estas maravilhas, e gostaria de compartilhar com todos:
Como já dissemos, a bobina é o componente do sistema de ignição
responsável por gerar a alta tensão necessária para a produção da
faísca. As bobinas são classificadas em duas famílias: bobinas de
ignição asfálticas e bobinas de ignição plásticas.
Bobinas de ignição asfálticas
São as bobinas cilíndricas tradicionais, com isolante de resina asfáltica.
A Bosch não utiliza óleo na fabricação de bobinas de ignição há mais de 20 anos, pelas seguintes razões:
caso a chave de ignição fique ligada por longo período, sem que o motor
esteja funcionando, será produzido calor na bobina. Em bobinas com óleo,
já ocorreram casos de vazamento do líquido, devido ao aumento de
pressão, ocasionado pelo aumento da temperatura.
Para os novos sistemas de ignição eletrônica, que requerem tensões ao
redor de 34.000V, as bobinas com óleo já não são suficientes, ocorrendo
falhas de ignição.
E - 12V (alumínio)
24.000V (tensão máxima)
13.000 faíscas por minuto
Geralmente aplicada em veículos 4 cilindros, a platinado e à gasolina
(Fusca). A bobina E possui o enrolamento primário com aproximadamente
350 espiras. O enrolamento secundário tem em torno de 20.000 espiras, de
um fio mais fino que o primário. A tensão máxima e a quantidade de
faísca de uma bobina é calculada levando-se em conta:
sistema de ignição (platinado ou ignição eletrônica);
compressão do motor;
quantidade de cilindros;
rotação máxima.
Devido à quantidade de espiras e valor de resistência do enrolamento
primário, em torno de 3W , a corrente consumida pelo enrolamento é de
aproximadamente 4A (ampères).
Ex: Tensão da bateria = 12V
Resistência do enrolamento primário = 3W
12V : 3W = 4A
No que diz respeito à quantidade de faísca que a bobina pode produzir, o
item principal a ser considerado é a rotação máxima alcançada por cada
motor.
Ex: Um motor original VW refrigerado a ar (Fusca) atinge no máximo 5.000
rotações por minuto. Isso significa que se o motor estiver nessa
rotação, o distribuidor estará girando a metade (2.500RPM). Portanto, a
cada volta completa do eixo do distribuidor, o platinado, ou o impulsor
eletromagnético (ignição eletrônica) farão 4 interrupções no enrolamento
primário da bobina de ignição, por se tratar de um motor 4 cilindros.
Entao teremos:
5.000RPM do motor -> 2.500RPM do distribuidor x 4 n.º de cilindros = 10.000 faíscas
No nosso exemplo, o motor necessita de 10.000 faíscas por minuto, e a
bobina E pode fornecer até 13.000 faíscas a cada minuto. Portanto, é a
bobina indicada para o motor em questão.
K-12V (azul)
26.000V
16.000 faíscas por minuto
Aplicada em veículos de 4 e 6 cilindros, a platinado e à gasolina, a
bobina E (alumínio) pode ser substituída pela K (azul). Por possuírem
enrolamentos semelhantes, não ocorrerá a queima do platinado.
KW – 12V (vermelha)
28.000...34.000V
18.000 faíscas por minuto
Para veículos onde as exigências do motor são maiores, com maior
rotação, maior quantidade de cilindros e maior compressão, foi
necessário desenvolver um tipo de bobina que pudesse produzir maior
tensão e disponibilizar maior quantidade de faíscas por minuto: a bobina
KW (vermelha). Para aumentar a tensão máxima da bobina, basta construir
o enrolamento secundário com maior número de espiras, até certo limite.
Porém, para aumentar a oferta de números de faísca por minuto, a
modificação foi executada no enrolamento primário.
Para se conseguir maior número de faíscas por minuto, foi reduzida a
quantidade de espiras do enrolamento primário, fazendo com que o campo
magnético seja produzido mais rápido. Nas bobinas E e K, o tempo médio
para formar o campo magnético está em torno de 8ms (8 milissegundos). Na
KW esse tempo foi reduzido para 5ms. Com a redução de tempo para a
formação do campo magnético, reduziu-se também o tempo para a formação
de alta tensão (faísca).
Consequentemente, a quantidade de faíscas disponível aumentou. Porém,
essa modificação no enrolamento primário acarretou a diminuição do valor
de resistência desse mesmo enrolamento. Nas bobinas E e K o valor médio
de resistência do enrolamento primário é de 3W porém na KW o valor foi
reduzido para aproximadamente 1,5W . Sendo o valor de resistência menor,
a corrente do circuito primário será maior.
Por exemplo:
Tensão da bateria = 12V
Resistência do enrolamento primário = 1,5W
12V : 1,5W = 8A (ampère)
Sendo agora a corrente de 8A, que é o dobro das bobinas E e K, o
platinado e o enrolamento primário serão percorridos por essa corrente
mais elevada. A consequência disso será a "queima" prematura dos
contados do platinado e o aquecimento da bobina. Para evitar esses
incovenientes, deve ser instalado um resistor (resistência) para
diminuir a corrente de 8A para 4A, cujo procedimento informaremos mais
adiante. A bobina KW possui inúmeras aplicações, tanto para sistemas de
ignição a platinado como para ignição eletrônica.
No caso de veículos com ignição a platinado onde o catálogo de aplicação
determina que a bobina a ser instalada seja KW (...67) devemos
verificar se o veículo possui ou não resistor. O problema da utilização
ou não do resistor deve-se ao fato de não haver informações suficientes
sobre o tema. É importante esclarecermos que a Bosch não fabrica bobinas
de ignição com resistor incorporado, e sim alguns tipos de bobinas que
necessitam de resistor externo.
Resistor
Como dissemos anteriormente, para evitar a queima prematura dos contatos
do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve ser
instalado um resistor para diminuir a corrente de 8A para 4A. O resistor
instalado em série com o primário da bobina de ignição terá o seu valor
de resistência adicionado ao valor de resistência do enrolamento
primário. Portanto, se temos a bobina KW com o valor de resistência do
enrolamento primário em torno de 1,5W , adicionamos um resistor exterior
de 1,5W , sendo então o valor total de resistência do circuito primário
de 3W .
12V : 3W = 4A
Com 3W de resistência do primário e a tensão da bateria
foi a melhor explicação que achei sobre as bobinas e descobri porque do aquecimento da que estava no fusca e que não era compativel com o sistema hall.
artigo retirado do blog: mecânicacaseira
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